Tutorial para proteção do seu Pen Drive

Você já deve ter percebido que seu pen drive é um dos meios mais fácil de carregar e espalhar vírus de computador. Os mais conhecidos são os vírus de autorun, que ao inicializar o seu pen drive em um computador, ele automaticamente infecta o seu pen drive.
Por mais que você apague o arquivo autorun.inf, ele sempre irá se instalar caso coloque o dispositivo em uma máquina infectada.
Para isso passarei um tutorial simples de resolver este problema.


1º Passo: Efetuando Backup
Faça um backup de todos os seus arquivos  para o seu computador. 

2º Passo: Formatando o Pen Drive
No Windows Explorer, clique com o botão direito em cima da unidade correspondente ao seu pen drive e selecione a opção "Formatar" e clique em SIM. 

3º Passo: Convertendo o Pen Drive de Fat 32 para NTFS
Clique no Menu Iniciar, selecione "Executar" e digite o seguinte comando: convert E: /fs:ntfs
A letra E: que está em vermelho é a letra correspondente a unidade que seu pen drive está usando. 

4º Passo: Criando uma Pasta
Através do Windows Explorer, abra o seu pen drive e crie uma pasta (pode ser atribuído qualquer nome). 

5º Passo: Removendo Privilégios de Compartilhamento
Através do Windows Explorer, abra o seu pen drive e clique no Menu "Ferramentas", escolha "Opções de Pasta" e abaixa a barra de rolagem até o final e desmarque a opção "usar compartilhamento simples de arquivo" e clique no botão OK. 

6º Passo: Removendo Privilégios do Pen Drive
Através do Windows Explorer, clique com o botão direito na unidade correspondente a do seu pen drive e escolha a opção "compartilhamento e segurança". Escolha a aba "segurança" e em "Nomes de grupos ou de usuários" remova todos. Agora clique em Adicionar e na janela que irá se abrir digite: "Todos" e clique em OK. Na janela anterior, em Permissões para Todos, nos campos Permitir, desmarque as opções "Ler & Executar" e "Listar conteúdo das pastas", deixando apenas marcado a opção "Leitura". 

7º Passo: Adicionando Privilégios na sua Pasta
Através do Windows Explorer, entre no seu pen drive e clique com o botão direito em cima da pasta que você criou no passo 4 e escolha a opção "compartilhamento e segurança", selecione a aba "segurança" e em Permissões para Todos, marque todas as opções do campo Permitir. Depois de marcado, clique no botão OK para que as alterações surtam efeitos. 

8º Passo: Confirmando as alterações
Através do Windows Explorer, clique com o botão direito em cima da unidade do seu pen drive e escolha a opção "compartilhamento e segurança" e selecione a aba "segurança". Deverá estar marcada apenas na opção Permitir, "Leitura".


Pronto seu pen drive agora está protegido!


Obs.: Você não conseguirá mais gravar dados na raiz do seu pen drive. Será possível gravar apenas dentro da pasta que você criou.

O que você achou da informação deste Blog?